Agosto Lilás, um mês, uma cor, uma luta. Mês de conscientização do combate à Violência contra a Mulher

palestra proferida pelo Delegado de Policia Civil Fabrício Henrique, Policial Civil Rafaela Paiva, Policial Civil Erica Braga e a Psicóloga Giuliana Francesca

Por Admin

A prefeitura de Araputanga através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na noite da quarta-feira, 31, um encontro com mulheres para falar sobre o combate a violência contra a mulher.

Esta palestra aconteceu no CRAS e foi proferida pelo Delegado Policia Civil Fabrício Henrique, Policial Civil Rafaela Paiva, Policial Civil Erica Braga e a Psicóloga Giuliana Francesca que falou sobre os tipos de violências sofridas pelas mulheres, além do ciclo de abuso e a importância de educar os filhos para que sejam semeadores dos direitos das mulheres.

O agosto lilás foi criado diante da necessidade de elaborar campanhas de conscientização e enfretamento ao abuso e a violência contra a mulher, é o mês que celebra a criação da lei Maria da Penha, essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos. A Lei 11.340, de 2006, ganhou o nome de lei Maria da Penha em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica devido a agressões sofridas em 1983 do então marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Ele primeiramente atirou na esposa, simulando um assalto. Depois tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Somente em outubro de 2002, a seis meses do prazo de prescrição do crime, Viveros foi condenado e preso, mas cumpriu apenas dois anos (um terço) da pena e acabou solto em 2004.